Arquitetura de Salas Limpas
Os projetos de arquitetura para salas limpas são desenvolvidos para ambientes com atividades realizadas em condições controladas, em várias classificações e pressões, para indústrias de produção de fármacos, alimentos, cosméticos, componentes eletrônicos, biotecnologia, áreas hospitalares, dentre outras. Para tais ambientes, qualquer contaminação por poeira e partículas, as dificuldades de higienização, a falta de resistência aos agentes de descontaminação pode causar comprometimento no processo produtivo e dos processos operacionais, com queda na qualidade e na segurança dos produtos e serviços produzidos.
A informação básica inicial para o desenvolvimento de um projeto de sala limpa é que tipo de material ou produto será produzido para a definição de quais materiais de acabamento utilizar na arquitetura, e quais condições a manter (temperatura, umidade relativa, classificação e pressão). Sempre atendendo às regulamentações nacionais definidas pela Anvisa e as normas internacionais.
Na escolha de um projeto para uma sala limpa específica deverão ser realizadas as seguintes considerações: a primeira é relativa à "função", isto é, deverá ser considerado o ambiente e controles específicos necessários na sala limpa em particular.
A segunda consideração é a relativa à "operação". Esta inclui o fluxo de trabalho e procedimentos necessários para obter o controle desejado do produto. A terceira consideração é a relativa à facilidade de manutenção.
Este tipo de projeto exige uma vasta gama de conhecimentos. Além dos conhecimentos arquitetônicos particulares a esta aplicação, o engenheiro projetista deverá possuir amplos conhecimentos sobre as técnicas de ar condicionado e ventilação, materiais de construção e equipamentos, aparelhos de iluminação, técnicas de filtragem de líquidos e ar, procedimentos de esterilização, métodos de fabricação, fluxogramas de materiais e de pessoas, engenharia de embalagem, manutenção e métodos sanitários bem como uma série de outros conhecimentos especializados.
A sala limpa deverá ser projetada como uma área integrada às restantes dependências da instalação, considerando-se principalmente a sequência operacional do sistema a ser implantado. Materiais, fluxo de pessoas, serviços auxiliares e outros fatores deverão ser considerados em relação ao resto da instalação. As consultas com o usuário sempre serão de grande proveito para a obtenção de um ótimo projeto.